Saiba mais sobre o projeto ADACIa

Projeto ADACIa: Abordando Depressão e Ansiedade em Cardíacos Iberoamericanos

O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é altamente prevalente em pacientes com doença cardíaca e está associado de forma independente a conseqüências cardiovasculares adversas (ou seja, piora da qualidade de vida relacionada à saúde, comprometimento da funcionalidade, aumento de eventos cardíacos e aumento das taxas de mortalidade). A American Heart Association (AHA) recomendou um processo de rastreamento em duas etapas. Ansiedade e transtornos de ansiedade específicos, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e transtorno do pânico (DP), também são comuns e estão relacionados à doenças cardíacas. Os transtornos ansiosos têm sido associados em alguns estudos a eventos recorrentes e mortalidade em pacientes com doença cardíaca, em uma extensão semelhante à da depressão Infelizmente, as taxas de tratamento para depressão e ansiedade em indivíduos com doenças cardíacas são muito baixas.

O objetivo geral do Projeto ADACIa é disseminar e avaliar a adoção, implementação e manutenção de um programa de treinamento online baseado em evidências sobre a abordagem do Transtorno Depressivo Maior e Transtornos de Ansiedade em pacientes com Doenças Cardíacas, dirigido a médicos cardiologistas e da atenção primária dos países de língua portuguesa e espanhola. Nossa hipótese é de que a intervenção aumentará o conhecimento, atitudes, comportamentos e nível de intervenções para depressão e ansiedade em pacientes com doenças cardíacas.

Nosso objetivo é aumentar a capacidade profissional de abordagem da depressão e ansiedade em cardiologistas e médicos da atenção primária nos 29 países que têm a língua espanhola ou portuguesa como oficial, que são os seguintes: África – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe; América Central - Costa Rica, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Nicarágua e Panamá; América do Norte - México; América do Sul - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; Ásia: Timor Leste; Europa - Portugal e Espanha. Estimamos que nossa intervenção possa beneficiar aproximadamente 230.000 pacientes, entre aqueles que foram tratados por cardiologistas e médicos da atenção primária.

Este projeto tem como objetivo adaptar e calibrar o conteúdo do Processo de Triagem recomendado pela American Heart Association (AHA) para detectar depressão e ansiedade em pacientes cardíacos, de acordo com o contexto, dinâmica e tipos de pacientes na nos países de língua espanhola e portuguesa. Com essa abordagem, que otimiza o trabalho anterior realizado nos EUA, pretendemos cobrir a falta de programas de treinamento em português e espanhol nesse campo específico. O presente projeto fará uso de três componentes principais: (i) Treinamento on-line; (ii) Kit de ferramentas on-line; e (iii) Web App.

Responsável: Prof. Dr. João Mauricio Castaldelli-Maia

Fonte de Financiamento: Pfizer Independent Grant for Learning and Change (IGLC 37866815)

Agradecimentos:
InterAmerican Heart Foundation
Prof. Julio Torales

Além dos 2 testes disponibilizados de forma gratuita
pela ADACIa, você também vai encontrar:

Vídeo-aulas

Explicação dos testes com
vídeos em português e espanhol

Kit de Ferramentas

Conteúdos sobre os tipos de testes
disponíveis para download

Alguma duvida ou sugestão?